A HISTÓRIA MODERNA DO RAFTING TEVE INÍCIO EM 1842, QUANDO LIEUTENANT JOHN FREMONT, DO EXÉRCITO, FEZ SUAS PRIMEIRAS EXPEDIÇÕES UTILIZANDO UM BARCO DESENHADO POR HORACE H. DAY. O BARCO POSSUIA QUATRO COMPARTIMENTOS SEPARADOS. O NOME DESSE BOTE ERA AIR ARMY BOATS.
John Wesley Powell |
Selo Comemorativo |
Bote inflável 1885 |
EM 1886, NATANIEL GALLOWAY REVOLUCIONOU AS TÉCNICAS DE RAFTING MUDANDO A DIREÇÃO DO ASSENTO DO BOTE, QUE PASSOU A FICAR VIRADO PARA FRENTE POSSIBILITANDO ENCARAR DE FRENTE AS CORREDEIRAS E FACILITANDO AS MANOBRAS.
DURANTE AS DUAS GRANDES GUERRAS MUNDIAIS, O EXÉRCITO AMERICANO PASSOU A REUTILIZAR OS BOTES DE BORRACHA, MAS DESSA VEZ COMO BOTES SALVA-VIDAS. MAS FOI DEPOIS DA II GUERRA QUE O RAFTING TEVE UM GRANDE IMPULSO. AVENTUREIROS NA AMÉRICA DO NORTE PASSARAM A USAR OS BOTES EXCEDENTES NO EXÉRCITO, MUITO SIMILARES AOS BOTES DE HOJE.
NO BRASIL, A HISTÓRIA DO RAFTING É MAIS RECENTE. OS PRIMEIROS BOTES PARA CORREDEIRAS CHEGARAM EM 1982, QUANDO FOI MONTADA A PRIMEIRA EMPRESA BRASILEIRA DE RAFTING: A TY-Y EXPEDIÇÕES, QUE NO INÍCIO OPERAVA NO RIO PARAIBUNA DO SUL E RIO PARAIBUNA, AMBOS EM TRÊS RIOS NO RIO DE JANEIRO.
TORNOU-SE CONHECIDO NA EUROPA E NOS ESTADOS UNIDOS NOS ANOS 70, QUANDO ALGUNS AVENTUREIROS RESOLVERAM RADICALIZAR E DESCER RIOS USANDO BOTES SALVA-VIDAS.
A PALAVRA RAFTING VEM DO INGLÊS RAFT, QUE SIGNIFICA BALSA. O RAFTING É UM ESPORTE RADICAL QUE SE CARACTERIZA PELA DESCIDA DE RIOS COM CORREDEIRAS REMANDO A BORDO DE UM BOTE INFLÁVEL DE BORRACHA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário