sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

MANUTENÇÃO EM BOTES E EQUIPAMENTOS


É essencial ter algumas noções básicas de como consertar um bote. Mesmo os botes mais resistentes (algumas marcas oferecem garantia de seis ou mais anos!), não estão livres de furar.
Além disto, as argolas laterais estragam com o tempo por melhor que seja o bote e cedo ou tarde necessitarão de substituição. Há também os finca pés, que normalmente não vêm incluídos no bote e precisam ser colados na posição que melhor convier.
Na verdade este capítulo é apenas uma noção geral para não deixar o tema passar em branco, já que os diferentes materiais utilizados por inúmeros fabricantes, fazem as técnicas variarem bastante.
O ideal é ler atentamente as instruções do fabricante do bote e o rótulo da cola, pois o manuseio pode variar muito conforme o caso.
A primeira coisa é saber com qual material foi fabricado o bote, pois para cada tipo de revestimento há um tipo de cola mais indicado.
Cada fabricante normalmente utiliza apenas um tipo de material, de modo que se você não tem as especificações próprias do seu bote, ainda assim é possível deduzir de qual material foi feito sabendo-se por quem foi fabricado.
A título de exemplo, as marcas Avon, NRS e Flexboat, utilizam hypalon; AIRE, Zefir e Remar utilizam PVC, enquanto a Maravia faz de uretano.
Hypalon: trata-se de uma lona de poliéster, coberta com um revestimento de neoprene altamente resistente à abrasão.
PVC: também é uma lona de poliéster, só que revestida com um tipo especial de PVC.
Estes são os mais comuns no Brasil, mas existem muitos outros.
Alguns fabricantes estrangeiros soldam as emendas a quente, de modo que não fazem uso de qualquer cola. Outros como a AIRE constroem com uma câmara interna de plástico cristal e que é revestida com o PVC. Para fazer um remendo pequeno, basta abrir o zíper, tapar o furo com qualquer fita adesiva de fechar o zíper novamente.

Nos casos mais comuns a técnica para se fazer um reparo é a seguinte:
• Primeiro lixa-se a superfície a ser colada, tanto no bote quanto no remendo. Você pode fazer isto manualmente ou utilizar uma lixadeira (lixa fina), mas cuidado para não lixar demais: a trama do tecido não pode aparecer.
• Sopre o pó e limpe a superfície com um solvente (tolueno é o mais indicado). Feito isto não fique mais passando o dedo em cima, para não engordurar tudo.
• Com uma espátula, passe uma camada fina de cola em ambas as superfícies e espere secar um pouco (15 a 20 min). Este tempo de espera varia conforme a cola e a temperatura. Algumas colas possuem um catalisador que deve ser adicionado previamente. Confira a porcentagem na embalagem.
• Passe uma segunda camada e deixe secar novamente: outros 10 a 20 minutos até evaporar o solvente.
• Junte as duas peças a partir de uma das pontas e com muito cuidado para não deixar bolhas de ar.
• Aperte bem por toda a superfície com um pano, com a mão ou com um rolinho para que os dois lados realmente grudem um no outro.
• O ideal é esperar secar por pelo menos um dia, mas por ser cola de contato, você já pode utilizar o bote "instantaneamente", apenas não o encha com pressão total

2 comentários:

  1. boa noite meu nome e jeferson qual o material certo para colar bote intex seahawk 4

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    Respostas
    1. Cola de pvc. Qualquer loja de ferramwentas vende
      Pode usa lona de propaganda elas fixa bem.

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